As principais tendências do mundo da tecnologia em 2022

19 jan 2022

As principais tendências do mundo da tecnologia em 2022

O futuro da tecnologia e das comunicações digitais 

2020 e 2021 foram anos agitados, mais do que qualquer um poderia imaginar. Todos ainda foram afetados pelo COVID-19 de alguma forma, direta ou indiretamente.

Mas à medida que as vacinas são aprovadas e a população vacinada, começamos a visualizar como pode ser o mundo pós pandemia.

Raramente em nossa história houve um ano em que as circunstâncias externas mudaram tão radicalmente como agora. É por isso que a aceitação e implementação de novas tecnologias avançaram tão drasticamente, o que aconteceria em um período de 5 a 10 anos.

Para muitos, o COVID-19 acelerou a transformação digital, e a forma como as pessoas interagem, bem como a economia, educação, saúde e o meio ambiente são mais do que nunca, motivadores das tendências tecnológicas.

Aqui estão algumas tendências do mundo da tecnologia e negócios que veremos se repetir e ampliar em 2022.

Trabalho remoto e videoconferência
Impulsionada pela COVID-19, a mudança abrupta para o trabalho remoto como padrão para grande parte dos trabalhadores, alterou o trabalho como o conhecemos. Várias empresas como Facebook, Twitter, Microsoft, entre outras, já anunciaram que o trabalho remoto vai continuar mesmo quando a pandemia passar.

Com isso, será necessário novas ferramentas e aumentará a demanda de profissionais da área de TI para dar suporte à implementação de trabalho remoto. Esse novo mercado abre um mundo de possibilidades para as empresas de tecnologia explorarem.

O uso de ferramentas de videoconferência se tornou a norma para reuniões diárias, por isso, é importante aprimorar essas plataformas de comunicação e colaboração integradas. Investir em infraestrutura e melhores provedores de internet, em novas ferramentas como, tecnologia de quadro branco inteligente, software de gerenciamento de ideias e projetos, automação dos processos de aquisição de talentos e ferramentas baseadas em Inteligência artificial.

Na Elev Tecnologia estamos explorando cada vez mais em SoftPhone, acesso ao sistema via SAAS, Armazenamento em Nuvem, uso da Inteligência Artificial para otimizar e reduzir custos operacionais de atendimento e muito mais soluções hibrídas para atender empresas que estão em home office e/ou nos escrítórios.

Tecnologia Educacional
O setor de tecnologia educacional já estava em ascensão, mas com a necessidade do isolamento social devido à pandemia, acelerou a tendência e sua adoção. Mesmo após o recuo da pandemia e o desaparecimento da necessidade da educação remota o contato a distancia na educação vieram para ficar.

Enquanto o mundo se fechou para controlar o contágio do coronavírus, a luta para organizar o ensino à distância não só para as crianças, adolescentes e universitários começou também a atingir as empresas com treinamentos de colaboradores.

E à medida que mais alunos e colaboradores se sintam confortáveis ​​com o aprendizado remoto, mais demanda por professores, e multiplicadores vem crescendo.

As secretárias das escolas e universidades cada vez mais tiveram que focar em ligações telefonicas e meios digitais para trafegar as informações do que pedir para ir presencialmente.

Na Elev Tecnologia, soluções como callback, agendamento e ligações automatizadas para confirmação de presença e notificações foram e são essenciais para diminuir o fluxo de pessoas e auxiliar na produtividade do atendimento.

Plataforma de e-commerce
O crescimento do comércio eletrônico foi impulsionado pelos bloqueios impostos devido à Covid-19. Quando as pessoas não podiam deixar suas casas durante a quarentena, elas se voltaram para as plataformas de e-commerce para realizar suas compras. De acordo com uma pesquisa da Criteo, 56% dos consumidores brasileiros afirmaram que compraram no e-commerce pela primeira vez na pandemia.

Além disso, mesmo depois de um retorno à relativa normalidade, toda uma nova classe de consumidores adotou as compras online. Ainda de acordo com a pesquisa, 94% pretendem manter o seus hábitos de compra em 2022.

As compras online têm crescido continuamente há algum tempo, mas a pandemia está acelerando essa tendência. Em apenas alguns meses, o setor cresceu a um ritmo que deveria ter levado anos para ser alcançado. Segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020 em comparação com igual período do ano passado.

Ou seja, a tendência é que o comércio eletrônico siga crescendo exponencialmente nos próximos anos e, com isso, surjam novas oportunidades para os profissionais de tecnologia.

Na Elev Tecnologia já presenciamos a grande necessidade de atendimento via ligações, envio de confirmações, sac, callback , discadores automáticos, uso de inteligencia artificial, pesquisa de satisfação, ligações de agendamentos, ligações de confirmação de recebimento do produto, ligações de notificações, promoções e muito mais.

Meios de pagamento
Os meios de pagamento sem contato, ou contactless, que há alguns anos começaram a ser introduzidos, tornaram-se a melhor forma para pagamentos durante a pandemia do coronavírus. Com a necessidade de distanciamento e medidas de higiene, o uso desses meios de pagamento sem contato, por aproximação, QR Code, PIX e aplicativos de carteiras digitais aumentou e se popularizou ainda mais. Com isso, a tendência é que surjam mais inovações nesse segmento.

Saúde e Telemedicina

A rápida aceleração da coleta de dados de saúde oferece ao setor uma oportunidade sem precedentes de alavancar e implantar recursos digitais inovadores, como telemedicina, desenvolvimento de remédios, vacinas e inteligência artificial para melhorar o tratamento. O uso inteligente de dados de saúde tem o potencial de melhorar drasticamente o atendimento ao paciente.

Na Elev Tencologia o sistema PBX DIGITAL – NXT- 3000 vem ajudado no distanciamento social nos hospitais, clínicas e farmacêuticas, com ideias simples e relevantes no enfrentamento, com o uso de agendamentos, confirmações de presença, notificação de exames e retiradas, uso dos telefones nos leitos para identificar leitos vazios, em uso, sendo higienizados, etc.

CONCLUSÃO
Embora muitas tecnologias estejam surgindo e evoluindo ao nosso redor, essas principais tendências do mundo da tecnologia, além de beneficiar toda a sociedade, oferecem um potencial de carreira promissora agora e no futuro próximo. Isso significa que é o momento certo para escolher uma, se preparar e embarcar nos estágios iniciais dessas tecnologias, posicionando-se para o sucesso agora e no futuro.

Entre em contato:
📞 (11) 3132-7070  WhatsApp
📨 comercial@elev.tec.br

One thought on “As principais tendências do mundo da tecnologia em 2022”

Deixe um comentário