Como em todo negócio, o objetivo de uma empresa de telemarketing é apresentar os melhores resultados. Em um mercado tão competitivo é preciso estar atento às tendências, analisar os números e elaborar estratégias constantemente.
Para começar, o gestor deve saber a importância do fator humano para o sucesso do call center: a humanização do atendimento é uma técnica eficaz no fechamento de novos negócios. Mas não é só isso, existem outras atitudes que impactam os resultados da empresa. Preparamos este post com algumas delas. Acompanhe!
Os indicadores de performance são os termômetros que mostrarão se as estratégias adotadas estão sendo efetivas.
É importante fazer essa avaliação periódica, já que o operador de uma empresa de telemarketing repete diversas vezes a mesma atividade. Ou seja, uma falha de comunicação pode colocar a perder resultados diariamente.
Pode ser utilizado pesquisas de satisfação, monitorias de qualidade escutando as gravações ou em tempo real, além disso com o speech analytics pode-se criar alertas de palavras ditas em ligação como forma de identificar falhas.
Hoje em dia, com a rotina atribulada que todos vivem, tempo é um artigo limitado. Por esse motivo, quanto mais ágil for o atendimento, mais satisfeito o cliente ficará.
Agilidade não significa necessariamente fazer um atendimento rápido, mas sim realizar um atendimento eficaz e que ofereça as soluções que o prospect procura. É claro que a redução do tempo de espera do cliente é uma das ações relacionadas à agilidade e merece bastante atenção, mas não é a única.
Ter uma boa ferramenta que calcule o TMA e TME são excelentes para dar insights do resultado de cada operador e da equipe como um todo.
O script (roteiro de argumentação, por exemplo, para a efetivação de uma venda pelo telefone) deve ser analisado constantemente. Com o monitoramento das chamadas, é possível avaliar as estratégias que geram bons resultados e aquelas que devem ser revistas.
A análise do script também vale para promoções e condições especiais. Afinal, a argumentação nesse caso deve ser diferenciada.
Uma atitude importante para melhorar os resultados do seu call center é a gravação de chamadas. Dessa forma, você consegue verificar falhas, identificar dificuldades dos operadores e até mesmo compreender melhor as necessidades dos prospects.
Com isso, é possível readequar o atendimento, traçar novas estratégias e oferecer o suporte necessário.
Geralmente, quando um colaborador chega à empresa ele recebe um treinamento para que se adapte à rotina do trabalho. Um erro muito comum por parte dos gestores é oferecer somente este treinamento e nada mais.
Utilizando dados, gráficos e informações sobre os atendimentos realizados, você pode criar treinamentos atualizados para o time de vendas. Além disso, crie treinamentos de novidades/lançamentos de produtos e serviços, abra para perguntas e respostas, principalmente identificando as dificuldades dos operadores com os clientes.
A Elev Tecnologia, empresa de telecom que oferece múltiplas soluções para empresas, possui uma plataforma de voz completa que possibilita a gestão 100% via web.
Além disso, o PBX Digital oferece facilidades que impactam diretamente nos resultados da sua empresa de telemarketing:
Quer saber mais sobre nossas soluções de telefonia? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
Entre em contato:
📞 (11) 3132-7070
📨 comercial@elev.tec.br