Por Elev Tecnologia

Posicionamento de marca: como posicionar a sua empresa nos canais de comunicação

O posicionamento de marca consiste no lugar que uma empresa ocupa na mente do seu respectivo público consumidor. É por meio dele que o seu negócio será lembrado pelos seus clientes. Sendo assim, uma marca devidamente posicionada é aquela já consolidada e facilmente conhecida pelo público.

Há maneiras de efetuar um bom posicionamento de marca escolhendo de forma adequada os canais de comunicação aptos para isso.

Nesse caso, uma empresa pode ser lembrada por meio das suas ações em relação a assuntos de interesse social e cultural, tais como a diversidade de gêneros, o pensamento socioambiental e também o combate aos mais variados tipos de preconceito.

Postura e posicionamento de marca no contexto sociocultural

Hoje em dia, a preocupação e o debate sobre temas que dizem respeito a questões sociais são evidentes em vários segmentos do nosso cotidiano. Seja na política, nos meios de comunicação, nas escolas, na internet e, até mesmo, nas empresas.

A população de uma forma geral está mais ciente da importância das mudanças sociais. Diante disso, muitas pessoas defendem que as empresas que atuam nos mais variados segmentos também devem se posicionar em relação a diferentes assuntos.

Nesse contexto, para demonstrar ao público-alvo que a empresa está consciente do seu papel dentro da sociedade é válido pensar em um posicionamento de marca que destaque essa preocupação com causas de âmbito social.

Por isso, é relevante encontrar os canais de comunicação adequados para consolidar esse posicionamento diante dos clientes que apreciam ver que uma marca também leva em consideração as questões sociais em sua agenda.

O posicionamento de marca em tempos de conscientização social

Em uma rápida olhada em postagens de redes sociais, blogs e outros meios como novelas, filmes e séries, é possível perceber o quanto a população, de uma forma geral, preza por pautas específicas e engajadas.

Esse engajamento em temas como preocupação ambiental, diversidade de gênero e de grupos minoritários chegou também no universo das empresas.

Um exemplo dessa abordagem consciente foi a campanha publicitária da Skol, que trabalha o termo “comentário quadrado” para criticar atitudes preconceituosas no nosso cotidiano.

O mesmo vale para o posicionamento de marca do Grupo Boticário, que apostou em campanhas valorizando a diversidade e o empoderamento feminino.

Com isso, o posicionamento da marca deve estar presente em todos os canais de comunicação, principalmente nos canais de atendimento ao cliente – momento que em que o consumidor terá contato direto com a empresa.

Posicionamento da marca nas estratégias de marketing

O posicionamento de marca começa nas estratégias de marketing, mas se estende a todos os canais de comunicação da empresa. Isso mostra que a abordagem não fica apenas no discurso.

Devido a essa importância, o SAC ou central de atendimento de uma empresa exerce grande influência na sustentação desse posicionamento.

Na era do SAC 4.0, o atendimento telefônico é um grande aliado, mesmo que tudo pareça estar se convergindo para as novas tecnologias e as mídias digitais.

Como alinhar o bom atendimento telefônico com o posicionamento da marca?

Muitas marcas e empresas não se dão conta que os consumidores esperam ser atendidos da mesma forma em todos os canais.

Parece um tanto óbvio, mas quem nunca percebeu tais diferenças quando foi atendido por pessoas distintas em uma central de atendimento?

Essa uniformidade de posturas e ações é parte do posicionamento de marca. É o que vai impactar o cliente e transmitir a ideia de um atendimento de excelência.

Logo abaixo você poderá ver e saber como o atendimento telefônico pode ser uma peça-chave em relação ao posicionamento de marca.

Mantenha o discurso sempre alinhado em todos os canais

Por mais que a sua marca tenha um atendimento multicanal, o cliente espera o mesmo discurso e postura em todas as situações. Nesse ponto, os treinamentos são importantes para posicionar a marca.

Se a sua marca se posiciona de uma forma nas redes sociais, no atendimento telefônico não pode ser diferente. Essa diferença demonstra algo superficial e até mesmo “forçado”.

Além disso, manter o discurso alinhado transmite mais segurança e estimula os clientes a compartilharem do mesmo propósito e valores da empresa.

No atendimento telefônico, isso é mais perceptível, por isso não pode haver disparidades entre um atendimento ou outro. Essa diferença pode prejudicar a imagem e até mesmo a reputação da empresa.

Mantenha o tom e a voz

Tom e voz de marca são os atributos que determinam como a sua empresa irá interagir com o seu público. Sua marca se mostra como séria, descontraída, tradicional ou moderna?

Definir esses atributos é parte da estratégia de posicionamento de marca, que devem ser aplicados em todos os canais, principalmente no atendimento telefônico.

Assim como o discurso e as ideias que a marca defende, também é importante manter o tom e a voz que serão usadas nas interações com os clientes e usuários.

E por falar em tom e voz, esses atributos podem ser muito bem percebidos no atendimento telefônico ou SAC das empresas. É pelo tom de voz que a marca se posiciona e transmite os seus valores.

Seja solícito e resolva problemas de verdade

Ao entrar em contato com um SAC ou central de atendimento, o cliente geralmente já esgotou todas as alternativas em outros canais (o que não deveria acontecer).

Dessa forma, o atendimento telefônico se mostra uma importante ferramenta para posicionar a sua marca e mostrar que o seu discurso se faz verdadeiro diante um problema ou situação delicada.

Portanto, não devemos subestimar o potencial desse canal, principalmente em relação ao seu poder de resolução e fidelização de clientes.

Como a Elev Tecnologia pode ajudar no posicionamento da sua marca

Quando o assunto é engajamento social aliado ao posicionamento de marca para a sua empresa, a Elev Tecnologia apresenta para você o PBX Digital.

Por meio dessa plataforma de voz, você tem à disposição um eficiente sistema de gestão de vendas internas e também de atendimento ao consumidor.

Esse controle, aliado ao monitoramento de ligações, permite que o responsável por essa área tenha condições de averiguar se o atendimento segue a cultura do atendimento ao cliente que a marca definiu como estratégia.

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