monitoramento da equipe em tempo real

30 jun 2022

Como realizar um monitoramento da equipe em tempo real com qualidade e eficiência? Saiba mais!

Acompanhar o desempenho dos colaboradores ao longo de suas rotinas de trabalho é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Por outro lado, existe o desafio: como é possível realizar um monitoramento da equipe em tempo real de forma realmente eficaz?

Essa ainda é uma dúvida recorrente para muitos gestores, principalmente quando falamos sobre departamento de vendas, que é um setor altamente dinâmico e, ao mesmo tempo, responsável pela construção de um relacionamento de confiança com os clientes.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber para realizar uma supervisão adequada dos seus times e conquistar resultados cada vez melhores para os seus negócios.

Continue a leitura para ficar bem informado sobre o assunto!

Por que acompanhar a performance dos seus times de vendas é tão importante?

Independentemente do porte ou do segmento de mercado ocupado pela companhia, conhecer de forma aprofundada todos os processos organizacionais — dos mais rotineiros aos mais sazonais, dos mais simples aos que exigem maior planejamento — deve ser mais do que uma estratégia, deve ser um hábito recorrente de qualquer gestor.

Além disso, é interessante destacar que essa dinâmica também deve incluir uma observação cuidadosa da rotina dos colaboradores e um bom conhecimento de quais são os seus principais desafios e quais são os aspectos que os mantêm motivados no seu dia a dia.

Afinal, lado a lado com o aumento ou a redução do volume de vendas, a postura desses profissionais pode funcionar como um excelente termômetro de produtividade, colocando em destaque os aspectos do ambiente de trabalho que estão caminhando bem e quais precisam passar por transformações e atualizações para assegurar um rendimento cada vez melhor.

Como o acompanhamento em tempo real pode assegurar uma supervisão cada vez melhor das suas operações?

De modo geral, o dia a dia dos gestores costuma ser bastante atribulado e repleto de compromissos, solicitações e decisões importantes que podem impactar significativamente o futuro da empresa e, por isso, exigem a máxima atenção desses profissionais.

E é justamente por causa dessa rotina intensa que conseguir colocar em prática um bom acompanhamento das equipes pode acabar se tornando extremamente complexo.

Afinal, nem sempre o gestor vai conseguir ter um contato tão próximo com os colaboradores ou não vai poder estar presente para verificar o andamento dos trabalhos, prejudicando a possibilidade de responder às dúvidas e demandas de seus vendedores em tempo hábil.

Em contrapartida, quando o monitoramento é realizado em tempo real, é possível levantar uma série de informações relevantes e que realmente vão possibilitar a criação das estratégias mais adequadas ao momento atual do negócio.

Para conquistar esse objetivo com sucesso, a empresa pode investir em duas soluções complementares:

  • A formação de uma equipe de monitoramento que pode ser formada por colaboradores experientes ou mesmo por profissionais terceirizados especializados no assunto;
  • A implementação de plataformas e ferramentas tecnológicas que podem otimizar o acompanhamento dos times por meio da análise dos dados e métricas mais relevantes para a organização.

Para ajudá-lo a entender quais são as soluções mais indicadas para que a sua empresa consiga realizar um acompanhamento do desempenho dos seus times realmente eficaz, vamos compartilhar a seguir algumas dicas relevantes e que podem ser implementadas de forma simples e prática. Acompanhe para saber mais!

Como implementar uma solução eficaz de monitoramento da equipe em tempo real?

Ao contrário do que muitos empresários ainda acreditam, realizar uma supervisão adequada das atividades dos seus times de venda não precisa ser um bicho de sete cabeças. E a seguir vamos listar quais táticas você pode implementar independentemente do seu perfil de negócios!

  • Comece com um estudo detalhado do momento atual da sua empresa

Qual é o perfil do seu público consumidor? Quais são as principais demandas desses compradores e como a sua organização está preparada para responder a elas? Quais são os principais desafios do mercado atual?

Conhecer a resposta para essas perguntas é essencial para saber se os seus objetivos corporativos estão alinhados com aquilo que os seus clientes estão buscando e, a partir daí, traçar estratégias para atendê-los com excelência sem perder de vista o crescimento da companhia.

  • Invista em um bom planejamento estratégico

Com uma visão mais clara sobre o seu segmento de atuação e a posição atual da sua empresa, é possível elaborar um planejamento estruturado para guiar as futuras ações da organização a curto, médio e longo prazo.

Para isso, é interessante pensar em tópicos como: estabelecimento de um cronograma de atividades, treinamentos para capacitar e atualizar os times de vendas, definição das ferramentas de monitoramento e métricas para avaliação dos resultados.

  • Invista nas soluções que melhor atendem aos seus objetivos

Esse é o momento de avaliar quais são os recursos de monitoramento mais adequados ao seu modelo empresarial. Aqui, a dica é aproveitar alguns indicadores relevantes, como:

  • O tempo médio de atendimento (TMA), utilizado para avaliar a duração do atendimento aos clientes, levando em consideração fatores como o motivo do contato e a complexidade de cada assunto;
  • O volume de chamadas realizadas por cada vendedor dentro de um determinado período de tempo;
  • A taxa de conversão (TC), que ajuda a empresa a calcular com precisão quantas interações realmente se converteram em vendas;
  • O índice de satisfação dos clientes, que pode ser mensurado a partir da realização de pesquisas ao final de cada ligação para avaliar a qualidade do atendimento.

Por fim, vale a pena reforçar que um mau atendimento pode afastar clientes e prejudicar não só a lucratividade, mas também a imagem da empresa em seu mercado de atuação. Em contrapartida, um atendimento de qualidade contribui com a fidelização e a conquista de novos públicos, aumentando as suas vendas e trazendo excelentes resultados.

Se você concorda com essas máximas e está em busca de soluções realmente eficazes para realizar um bom monitoramento da equipe em tempo real e investir na formação de times altamente capacitados, entre em contato conosco e conheça a solução da Elev que vai otimizar a sua estratégia de atendimento ao cliente com muito mais tecnologia e inovação!

Deixe um comentário