O atendimento ao cliente há muitos anos deixou de ser uma função para cumprir regulamentos e passou a ser uma ferramenta de retenção, fidelização e aumento de vendas. Isso porque com a diversidade de concorrentes, o cliente ganhou maior poder de escolha, um bom atendimento e o suporte passou a ser um diferencial de grande valor percebido.
Táticas e estratégias de vendas são pontos fundamentais para fechar negócios, mas o atendimento de qualidade é capaz de fazer muito mais do que isso. Ele é capaz de fidelizar e aumentar a clientela.
A Tiendeo, empresa consolidada e líder em promoções, realizou um estudo recente sobre a percepção do consumidor em relação ao atendimento prestado pelas empresas, em que 48% dos entrevistados apontaram a atenção dada ao consumidor como o fator-chave para conquistá-lo, enquanto apenas 15% apontaram o preço como o principal fator de fidelização.
Para se manter competitivo é preciso contar com uma equipe especialmente treinada para o atendimento humanizado dos consumidores em todos os canais de atendimento ao cliente.
Independente do segmento em que a empresa atua, existem cinco pilares fundamentais para garantir que seus clientes tenham um atendimento de qualidade, que seja capaz de resolver seus problemas e gerar altos índices de satisfação. São eles:
Para conquistar de vez o cliente através do atendimento, é preciso apostar numa experiência única e diversificada. Então dessa forma existem 4 fatores-chave para encantar o consumidor que são:
Aposte na humanização do atendimento de sua empresa. As pessoas querem ser ouvidas, receber atenção e terem suas necessidades atendidas. Automatize etapas-padrão como coleta de dados para identificação e direcionamento de chamadas, mas nunca deixe de ter um atendente qualificado e atento às necessidades do consumidor.
Todos nós somos consumidores, então devemos tratar o cliente como gostaríamos que fossemos tratados. Por isso, deve-se treinar a equipe para atuar na resolução de problemas como se fossem seus, fazendo com que eles busquem soluções ágeis e deem atenção dedicada.
Os tópicos anteriores vão por água abaixo se não houver rapidez no atendimento. Pesquisa da Hibou, empresa que monitora o mercado e consumo, aponta que apenas 11% dos brasileiros estão satisfeitos com as marcas. Prestar um atendimento humano, empático e ágil, sem dúvida é uma largada na frente da concorrência.
Para entender as percepções do consumidor e obter feedbacks para implementação de melhorias, a principal ferramenta é a pesquisa de satisfação. Com ela você poderá obter dados quantitativos e qualitativos de forma construtiva para seus negócios.
Algumas grandes empresas já reconheceram o poder do atendimento ao consumidor, dessa forma desenvolveram maneiras criativas e únicas de interação. Confira os cases abaixo de algumas líderes do mercado e inspire-se:
A Elev Tecnologia atua com soluções inteligentes e integradas para aumentar a produtividade e promover a inovação em seus clientes.
Com a Elev, você pode obter um software personalizado para as necessidades de sua empresa. Esse software terá projeto único e soluções customizadas para sua operação e negócios.
E ainda conta com dashboards, relatórios e uma equipe de atendimento especializado para transformar o atendimento ao cliente de sua empresa em uma ferramenta impulsionadora e geradora de negócios.
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