Relatórios, dashboards, monitoria e toda a gestão do seu atendimento via home office
No início de março, o coronavírus já era uma preocupação pelo mundo, mas a pandemia ainda não havia sido decretada e a quarentena estava distante do imaginário brasileiro. Mesmo assim, com medida rápida a Elev Tecnologia reuniu sua equipe para discutir como poderíamos antecipar os preparativos e já colocar parte da equipe em home office e também proporcionar nossos serviços para todos os clientes ativos migrarem seus atendimentos remotamente.
O distanciamento social, embora medida poderosa na luta contra o novo coronavírus, irá trazer impactos profundamente negativos para a economia mundial. Anger Gurría, secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), afirmou recentemente em entrevista à BBC que o impacto econômico atual já é maior do que a crise financeira de 2008. De acordo com ele, um crescimento econômico global de 1,5% este ano já parece ser um cenário otimista demais.
Para o Brasil, a situação não é diferente: segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, o PIB brasileiro pode recuar até 4,4% em 2020.
Em um mundo de distanciamento social, em que todos estão separados fisicamente e unidos apenas pelo elo de conexão à internet de suas casas, parece mesmo ser a saída mais óbvia que as empresas de todos os setores que ainda não haviam se rendido ao universo da digitalização passem a investir nessa seara agora.
Na Elev Tecnologia, adequamos os nossos serviços e estamos disponibilizando a mesma solução para as empresas interessadas em manter a qualidade e desempenho do seu atendimento ativo e/ou receptivo mesmo em Home Office.
No modelo SaaS, nosso sistema PBX Digital permite digitalizar e gerenciar a própria equipe à distância desde o registro de ponto (login, pausa, logout) até a gestão de eficiência (filas, SLA, taxa de abandono, etc.).
No entanto, muitas empresas ainda sentem receio de implementar o home office. Isso acontece por alguns motivos:
Agora você será capaz de compreender como as argumentações citadas acima são apenas crenças e que o trabalho remoto, além de ser uma medida de prevenção do Coronavírus, é sim possível!
Não espere uma definição de dicionário! Logo, o trabalho remoto não é de fato sobre onde equipe trabalha, pois além das casas (home Office) tem colaboradores que estão viajando, que estão atuando dentro da empresa dos seus clientes, todos estão remotamente ligados. O time remoto é sobre como liderar quem não está presente de maneira física, engajar as pessoas em torno de um propósito, produzir sinergia com base em objetivos estratégicos e promover um espírito cooperativo, tudo isso sem a proximidade com a qual estamos acostumados.
Diante do desafio, muitos gestores naturalmente se questionam sobre as razões de optar pelo trabalho remoto. A resposta parece relativamente simples: é como as empresas farão daqui em diante, pois isso as torna mais competitivas. Mas veja que temos outros bons motivos.
Gerenciar uma equipe remota exige uma mudança de mentalidade que precisa começar pelas lideranças. Esse comprometimento é fundamental pra aceitar as mudanças do mercado e da sociedade e, assim, obter resultados de alto impacto.
Veja como fazer isso e aplicando as dicas a seguir.
1. Ferramentas de Trabalho do Operador (Ramais Remotos)
Para que o trabalho home office seja utilizado com eficiência, será preciso que a empresa avalie que materiais serão necessários sua disponibilização, isso pode incluir documentos, instrumentos de trabalho e até o próprio computador.
Para o atendimento funcionar com total produtividade e desempenho, o operador precisar ter um computador, internet e um softphone instalado para atender e realizar ligações, transferências. Além disso, é indicado utilizar headphones para manter a qualidade de áudio.
Deste modo a Elev tecnologia consegue configurar o ramal remoto, para chamadas como se o operador estivesse dentro da empresa, garantindo o tarifador, o registro e a gravação das ligações.
2. Rotina de Trabalho (Login, Pausas, Logouts)
É necessário que a rotina de trabalho seja respeitada. Portanto, os colaboradores devem cumprir a mesma jornada de trabalho que tinham quando estavam na empresa.
Logo, é importante incentivar os membros da equipe a começarem as tarefas da companhia e finalizá-las no mesmo horário comercial do empreendimento. Assim como o horário de almoço ou jantar.
Todos as empresas que utilizam o nosso sistema, tem acesso a dashboard em tempo real de toda está movimentação dos operadores, mesmo se logando em ramais remotos.
3. VPN: Monitorando Atividades de Colaboradores Home Office
Se a sua empresa quer acompanhar a jornada de trabalho de todos os colaboradores que estão home office, é aconselhável a utilização de uma Rede Privada Virtual (VPN).
A VPN possibilita que os colaboradores se conectem aos servidores da empresa, dando a chance, aos gestores e líderes, de realizar o monitoramento de tráfego e acesso de cada membro da equipe de forma segura, isso graças a criptografia de informações e a camuflagem de um IP diferenciado.
Por meio deste monitoramento, é possível observar as atividades dos colaboradores e, dessa forma, impedir o acesso à determinados sites/plataformas que possam tirar a atenção das tarefas da empresa, focando no que é necessário para que o trabalho remoto seja executado com qualidade.
Empresas que possuem servidores locais, podem configurar através de uma VPN, rotas para acesso aos arquivos ou ambientes de desenvolvimento, homologação e produção, centralizando e facilitando a comunicação de colaboradores remotos.
Dessa forma, sua companhia terá a segurança de que o trabalho home office está sendo desenvolvido como o esperado e os colaboradores estão comprometidos em entregar resultados.
4. Estabeleça canais eficientes de comunicação (escuta e feedbacks)
A distância não é uma barreira se a comunicação do seu time estiver alinhada. A real questão está na dificuldade de comunicação entre as pessoas. Por isso, é importante organizar canais remotos que propiciem não só a manutenção do contato, mas também a sua melhoria.
Com nosso sistema configurado, um supervisor, por exemplo, pode conversar com um operador fazendo uma chamada ramal para ramal, mantendo assim o feedback. Outro ponto importante é o monitoramento das atividades dos operadores, além das gravações, os supervisores podem fazer escutas em tempo real, para manter o controle de qualidade da equipe.
5. Utilize boas ferramentas para gestão (Relatórios e SLA)
Pra concluir a conversa, pense no gerenciamento de time remoto como uma forma de aumentar a produtividade da equipe e mantê-los engajados e alinhados com os objetivos da empresa. É por causa dela que a tecnologia é fundamental, uma vez que, em muitos segmentos, não é possível alcançá-la sem organização e monitoramento.
Nosso sistema proporciona relatórios completos e atualizados do atendimento (volume de chamadas, filas, taxa de abandono, agentes logados, etc.) com controle total e personalização em poucos cliques, além de dashboards simplificados e gráficos de fácil entendimento do status da operação e métricas do SLA.
Entre em contato para saber mais como podemos ajudar a sua empresa.
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