Por Elev Tecnologia

Conheça o potencial do sistema PABX na nuvem e as vantagens de investir nessa tecnologia!

O avanço do cloud computing trouxe uma série de benefícios às empresas dos mais diferentes segmentos de mercado, proporcionando mais agilidade e segurança a diversos processos do dia a dia. E entre as soluções proporcionadas por essa tecnologia, não podemos deixar de destacar o uso do PABX em nuvem.

No entanto, se você ainda não está familiarizado com o tema, vamos aproveitar este artigo para falar mais sobre o conceito, além de traçar um paralelo com o sistema convencional e listar 6 vantagens de digitalizar as suas operações de atendimento.

Continue a leitura para saber mais!

Como funciona um sistema PABX em nuvem

O Private Automatic Branch Exchange, mais conhecido por sua sigla PABX, é um sistema que faz parte do dia a dia de muitas organizações e nada mais é do que uma solução de telefonia comercial que tem o objetivo de otimizar a comunicação corporativa, oferecendo funções como correio de voz, criação de ramais e redirecionamento de chamadas.

E com a evolução da tecnologia e o desenvolvimento de ferramentas digitais cada vez mais eficazes, atualmente o sistema PABX já pode ser totalmente gerenciado e armazenado virtualmente por meio dos recursos da computação em nuvem.

Assim, ao invés de exigir da empresa toda uma infraestrutura dedicada à implementação do PABX, todos os dados podem ficar alocados em um servidor externo, necessitando apenas de uma conexão com a internet que assegure rapidez e qualidade aos processos.

 

As principais diferenças entre o PABX convencional e o PABX em nuvem

Além do acesso por meio de um sistema on-line, o PABX em nuvem apresenta algumas diferenças bastante significativas em comparação ao formato tradicional dessa ferramenta de comunicação. A seguir, vamos listar algumas das principais:

  • O PABX convencional apresenta custos de implementação e manutenção muito elevados, fazendo com que o modelo digital ofereça uma melhor relação custo-benefício;
  • Por possibilitar o acesso remoto, o PABX em nuvem elimina a necessidade do sistema convencional de instalar estruturas complexas com uma rede de fiação e diversos equipamentos;
  • Enquanto o sistema digital permite o envio de dados ilimitados em tempo real, o PABX analógico tem um registro de informações limitado;
  • Por fim, o PABX em nuvem ainda possibilita a criação de ramais virtuais, assegurando uma comunicação muito mais eficiente e evitando as filas de espera.

 

6 benefícios de implementar uma tecnologia de PABX em nuvem em sua empresa

Independentemente do segmento de atuação da sua companhia, investir em um sistema de PABX virtual pode ser uma excelente estratégia para seus negócios. E, neste tópico vamos compartilhar 6 vantagens de levar essa tecnologia para a sua empresa!

  1. Otimização dos processos

Hoje em dia, boa parte da comunicação das empresas (seja internamente, entre os colaboradores, seja externamente, com os clientes), é realizada por meio de aplicativos e plataformas virtuais que permitem um acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Para atender a essas novas demandas, o PABX em nuvem entra em cena como uma excelente solução, possibilitando um atendimento cada vez mais ágil, com a expansão dos ramais e um acompanhamento em tempo real de todas as etapas.

  1. Aumento da produtividade

A produtividade é uma outra vantagem bastante relevante promovida pelo uso do PABX digital, trazendo uma série de impactos positivos à rotina das organizações.

Afinal, ao contar com toda uma facilidade para compreender e operar as ferramentas do sistema em nuvem, os colaboradores economizam tempo de trabalho, e podem se dedicar com mais atenção às ligações, solucionando demandas com mais agilidade e uma eficiência que traz para a companhia resultados cada vez melhores.

  1. Redução dos custos operacionais

Como já destacamos nos tópicos sobre as diferenças entre os sistemas convencionais e os digitais, o PABX em nuvem contribui com uma redução significativa dos gastos resultantes das ligações comerciais.

Além de contar com uma necessidade muito reduzida de manutenção e atualização, a tecnologia cloud elimina o investimento em uma estrutura específica, as taxas cobradas pelas companhias telefônicas e os custos por minuto de ligação, permitindo que os setores da empresa se comuniquem com uma maior liberdade, sem abrir mão da eficiência.

  1. Mais qualidade para os atendimentos

Hoje em dia, as empresas podem investir em uma série de soluções de comunicação, mas o PABX em nuvem assegura um lugar de destaque ao proporcionar uma série de recursos, como:

  • Qualidade superior de áudio em comparação a outras ferramentas de telefonia;
  • Ajuste de volume que assegura um bom entendimento das informações transmitidas durante a ligação;
  • Ausência de ruídos que prejudicam a experiência de contato entre os profissionais de atendimento e seus clientes;
  • Linhas silenciosas, evitando que a ligação de um departamento cause interferência em outras.
  1. Controle e segurança dos dados

É verdade que a tecnologia assegura toda uma praticidade e mobilidade para a realização de uma série de atividades. Por outro lado, o fluxo de dados constante também aumenta a preocupação com a segurança e o controle das informações compartilhadas.

Para solucionar essa preocupação, o PABX em nuvem permite que todas as ligações possam ser gerenciadas, gravadas e armazenadas por meio de uma única plataforma, garantindo que a empresa possa monitorar todos os processos adequadamente, driblando o risco de falhas e o vazamento de dados.

  1. Disponibilidade constante

Um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações que ainda utilizam o PABX convencional é conseguir driblar com eficácia possíveis problemas com o sistema de telefonia ou com o mau funcionamento de um ou mais ramais.

Por outro lado, com a implementação de ramais integrados digitalmente, é possível identificar qualquer complicação com mais agilidade e direcionar recursos para solucionar a questão de uma maneira muito mais eficaz, evitando que a rede fique instável e prejudique a qualidade dos atendimentos.

Agora que você já está bem informado sobre o PABX em nuvem, que tal investir nas vantagens dessa ferramenta para otimizar ainda mais a sua gestão de telefonia? Com o suporte da Elev Tecnologia, sua empresa vai conquistar a agilidade e a eficiência para ampliar a qualidade dos seus atendimentos. 

Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!