Nós sabemos que o dia a dia em um departamento de call center costuma ser bastante dinâmico e com um volume de atividades que, muitas vezes, podem acabar sobrecarregando os colaboradores. Por outro lado, também sabemos que o uso de discadores automáticos pode ajudar a mudar esse cenário!
Ao automatizar a realização das chamadas e estabelecer um fluxo organizado e contínuo de ligações, essa tecnologia não só contribui com a modernização do setor, como também assegura bons ganhos de produtividade e eficiência para a rotina das centrais de atendimento ao cliente.
E neste conteúdo, você vai conhecer diferentes tipos de discador, vai descobrir como essas ferramentas funcionam, além de conferir os principais benefícios que elas podem trazer para a sua empresa.
Continue a leitura para saber mais!
Antes de investir em um discador automático para a sua empresa, é interessante saber que existem no mercado diferentes modelos, com diferentes funcionalidades. Pensando nisso, listamos neste tópico os principais tipos para que você possa avaliar qual é a opção mais adequada às necessidades do seu negócio!
Esse discador é uma das opções mais modernas em termos de tecnologia e conta com recursos de inteligência artificial para otimizar os processos de atendimento.
A partir de uma avaliação da duração média das ligações realizadas na empresa, o sistema prevê o final da comunicação e, antes que o operador esteja disponível, já realiza diversas chamadas de forma simultânea, encaminhando para o profissional apenas as que forem atendidas por uma voz que o discador reconheça como humana.
Assim, além de vislumbrar um bom aumento de produtividade, a empresa ainda pode ter acesso a dados relevantes sobre o tempo dedicado à interação com os clientes e o tempo de ociosidade entre um atendimento e outro.
Diferentemente do sistema preditivo, esse tipo de discador só efetua a ligação depois que o operador encerra o seu atendimento e está novamente disponível para novas chamadas. Dessa forma, os colaboradores têm mais tempo hábil para fazer suas tratativas e anotações, reduzindo a ocorrência de falhas ao longo do processo.
Outro aspecto interessante do discador progressivo é a possibilidade de contar com recursos como linha ocupada, mensagens de indisponibilidade personalizadas e identificador de secretária eletrônica para assegurar que somente as chamadas efetivadas sejam encaminhadas aos atendentes.
Dependendo do objetivo e do perfil de atuação do call center, a agilidade e o volume de chamadas realizadas não são os pontos centrais da rotina. E nesses casos, o discador preview é a opção ideal!
Antes de direcionar a ligação para o operador responsável, o sistema avalia algumas informações relevantes, como o nome do cliente, o motivo da ligação, a confirmação de agendamento prévio do contato, o histórico de atendimentos anteriores, os chamados técnicos em andamento e outras questões que exigem um acompanhamento mais específico.
Com esses dados em mãos, os colaboradores conseguem responder às solicitações de maneira mais objetiva, em menos tempo e com melhores resultados.
Também conhecida como Agentless / URA-Reversa, funciona através de mensagens gravadas e executadas pela URA ou atendente eletrônico. Ou seja, tipo de discador automático realiza o atendimento e triagem dos clientes e quando necessário direciona a ligação para o atendimento humano.
Entre as opções de comunicação emitidas pela URA, podemos destacar:
Como vimos no tópico anterior, existem diferentes tipos de discador automático. Porém, apesar das peculiaridades de cada modelo, o funcionamento da ferramenta segue primordialmente a mesma dinâmica.
Então, independentemente do perfil do call center, o primeiro passo é a criação de um mailing completo dentro do sistema que, além de conter a relação de telefones cadastrados, também deve ser programado para que o discador possa filtrar os números discados a cada momento.
Finalizada essa etapa, a próxima ação é selecionar os ramais que vão receber as chamadas para, na sequência, estabelecer o tempo de pausa entre as ligações, a personalização das mensagens e outras questões mais específicas de cada empresa.
O discador ainda armazena e organiza os dados de cada contato em tempo real. Dessa forma, os gestores podem acompanhar a performance dos times, o desempenho da tecnologia, o índice de satisfação dos clientes e outras métricas que podem apontar pontos de melhoria e contribuir com a geração de insights valiosos para otimizar ainda mais o atendimento!
Para finalizar este conteúdo com chave de ouro, vamos listar uma série de benefícios que vão convencê-lo de que investir em um discador automático pode ser uma excelente opção para a sua empresa!
Ao implementar a tecnologia mais adequada aos seu modelo de negócios, é possível:
Outro ponto que merece destaque é a possibilidade de utilizar o discador para otimizar os resultados de campanhas de vendas mais específicas e pontuais.
Com o suporte adequado da tecnologia, é possível selecionar um mailing de clientes mais qualificado para a sua ação, estabelecer metas de conversão e realizar um monitoramento eficiente por meio da análise dos registros armazenados pelo sistema.
E se você gostou de conhecer o potencial dos discadores automáticos e tem interesse em outras soluções, estratégias e dicas que vão trazer resultados cada vez melhores para o setor de telefonia e contact center da sua empresa, continue aqui no blog da Elev Tecnologia para conferir nossos conteúdos e ficar sempre bem-informado!