Por Elev Tecnologia

Conheça as vantagens de investir em discadores automáticos para a sua empresa!

Nós sabemos que o dia a dia em um departamento de call center costuma ser bastante dinâmico e com um volume de atividades que, muitas vezes, podem acabar sobrecarregando os colaboradores. Por outro lado, também sabemos que o uso de discadores automáticos pode ajudar a mudar esse cenário!

Ao automatizar a realização das chamadas e estabelecer um fluxo organizado e contínuo de ligações, essa tecnologia não só contribui com a modernização do setor, como também assegura bons ganhos de produtividade e eficiência para a rotina das centrais de atendimento ao cliente.

E neste conteúdo, você vai conhecer diferentes tipos de discador, vai descobrir como essas ferramentas funcionam, além de conferir os principais benefícios que elas podem trazer para a sua empresa.

Continue a leitura para saber mais!

Conheça 4 tipos de discadores automáticos disponíveis no mercado

Antes de investir em um discador automático para a sua empresa, é interessante saber que existem no mercado diferentes modelos, com diferentes funcionalidades. Pensando nisso, listamos neste tópico os principais tipos para que você possa avaliar qual é a opção mais adequada às necessidades do seu negócio!

1-Preditivo

Esse discador é uma das opções mais modernas em termos de tecnologia e conta com recursos de inteligência artificial para otimizar os processos de atendimento.

A partir de uma avaliação da duração média das ligações realizadas na empresa, o sistema prevê o final da comunicação e, antes que o operador esteja disponível, já realiza diversas chamadas de forma simultânea, encaminhando para o profissional apenas as que forem atendidas por uma voz que o discador reconheça como humana.

Assim, além de vislumbrar um bom aumento de produtividade, a empresa ainda pode ter acesso a dados relevantes sobre o tempo dedicado à interação com os clientes e o tempo de ociosidade entre um atendimento e outro.

2-Progressivo

Diferentemente do sistema preditivo, esse tipo de discador só efetua a ligação depois que o operador encerra o seu atendimento e está novamente disponível para novas chamadas. Dessa forma, os colaboradores têm mais tempo hábil para fazer suas tratativas e anotações, reduzindo a ocorrência de falhas ao longo do processo.

Outro aspecto interessante do discador progressivo é a possibilidade de contar com recursos como linha ocupada, mensagens de indisponibilidade personalizadas e identificador de secretária eletrônica para assegurar que somente as chamadas efetivadas sejam encaminhadas aos atendentes.

3-Preview

Dependendo do objetivo e do perfil de atuação do call center, a agilidade e o volume de chamadas realizadas não são os pontos centrais da rotina. E nesses casos, o discador preview é a opção ideal!

Antes de direcionar a ligação para o operador responsável, o sistema avalia algumas informações relevantes, como o nome do cliente, o motivo da ligação, a confirmação de agendamento prévio do contato, o histórico de atendimentos anteriores, os chamados técnicos em andamento e outras questões que exigem um acompanhamento mais específico.

Com esses dados em mãos, os colaboradores conseguem responder às solicitações de maneira mais objetiva, em menos tempo e com melhores resultados.

4-Unidade de Resposta Audível (URA)

Também conhecida como Agentless / URA-Reversa, funciona através de mensagens gravadas e executadas pela URA ou atendente eletrônico. Ou seja, tipo de discador automático realiza o atendimento e triagem dos clientes e quando necessário direciona a ligação para o atendimento humano.

Entre as opções de comunicação emitidas pela URA, podemos destacar:

  •         atualização de dados cadastrais;
  •         direcionamento da ligação para um atendente;
  •         realização de pesquisas de satisfação;
  •         solicitação de informações como saldo da conta ou envio de segunda via de boletos.

Saiba como os discadores automáticos funcionam

Como vimos no tópico anterior, existem diferentes tipos de discador automático. Porém, apesar das peculiaridades de cada modelo, o funcionamento da ferramenta segue primordialmente a mesma dinâmica.

Então, independentemente do perfil do call center, o primeiro passo é a criação de um mailing completo dentro do sistema que, além de conter a relação de telefones cadastrados, também deve ser programado para que o discador possa filtrar os números discados a cada momento.

Finalizada essa etapa, a próxima ação é selecionar os ramais que vão receber as chamadas para, na sequência, estabelecer o tempo de pausa entre as ligações, a personalização das mensagens e outras questões mais específicas de cada empresa.

O discador ainda armazena e organiza os dados de cada contato em tempo real. Dessa forma, os gestores podem acompanhar a performance dos times, o desempenho da tecnologia, o índice de satisfação dos clientes e outras métricas que podem apontar pontos de melhoria e contribuir com a geração de insights valiosos para otimizar ainda mais o atendimento!

Confira as principais vantagens de investir nessa tecnologia

Para finalizar este conteúdo com chave de ouro, vamos listar uma série de benefícios que vão convencê-lo de que investir em um discador automático pode ser uma excelente opção para a sua empresa!

Ao implementar a tecnologia mais adequada aos seu modelo de negócios, é possível:

  • reduzir os custos operacionais, evitando ligações para números inexistentes, chamadas não atendidas ou direcionadas para a secretária eletrônica;
  • diminuir o tempo de ociosidade entre os atendimentos por meio da realização de chamadas simultâneas;
  • aumentar a produtividade, permitindo que os colaboradores atendam apenas as ligações bem-sucedidas e não precisem se preocupar com a seleção dos contatos ou a realização da discagem;
  • realizar um bom acompanhamento das atividades do call center, com acesso a informações atualizadas e geração de relatórios de desempenho mais completos.

Outro ponto que merece destaque é a possibilidade de utilizar o discador para otimizar os resultados de campanhas de vendas mais específicas e pontuais.

Com o suporte adequado da tecnologia, é possível selecionar um mailing de clientes mais qualificado para a sua ação, estabelecer metas de conversão e realizar um monitoramento eficiente por meio da análise dos registros armazenados pelo sistema.

E se você gostou de conhecer o potencial dos discadores automáticos e tem interesse em outras soluções, estratégias e dicas que vão trazer resultados cada vez melhores para o setor de telefonia e contact center da sua empresa, continue aqui no blog da Elev Tecnologia para conferir nossos conteúdos e ficar sempre bem-informado!

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