Garantir um atendimento de excelência para os clientes deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito essencial para qualquer empresa que deseja se destacar em seu segmento de atuação. E na hora de conquistar esse objetivo, entra em cena toda a importância da URA.
Mas se você ainda não está familiarizado com essa solução de telefonia corporativa, não precisa se preocupar. Neste post, vamos esclarecer o que é a URA, apresentar as suas funcionalidades e, por fim, ressaltar algumas das principais vantagens de investir nessa tecnologia.
Continue a leitura e fique bem-informado sobre essa tecnologia que vai contribuir ainda mais com o crescimento dos seus negócios!
URA é a sigla para Unidade de Resposta Audível, uma ferramenta automatizada que agiliza e otimiza os processos de atendimento ao cliente da sua empresa.
Por meio dessa tecnologia, é possível direcionar as ligações dos usuários para os ramais solicitados ou fornecer informações úteis por meio de mensagens de voz pré-programadas que ajudarão a solucionar dúvidas e demandas mais pontuais, aumentando a produtividade dos call centers.
E para atender às necessidades mais específicas de cada modelo de negócio, os gestores podem investir em três tipos diferentes de URA: a receptiva, a ativa e a de pesquisa. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas!
Essa unidade de resposta é a mais comum dentre as opções disponíveis no mercado e, como o próprio nome indica, é programada para receber as ligações dos usuários.
Assim, após ser atendido, o cliente poderá selecionar o tipo de atendimento que deseja no menu para, então, ser direcionado para o ramal mais adequado à sua solicitação.
Enquanto a URA receptiva é responsável por atender e direcionar as diferentes chamadas, a URA ativa é um modelo programado para realizar ligações.
Para isso, a tecnologia é programada para entrar em contato com uma relação de números previamente cadastrados, emitindo uma mensagem personalizada e direcionando o cliente para uma determinada ação.
Esse tipo de URA é especificamente desenvolvido para a realização de pesquisas com os clientes. Ele pode ser implementado tanto no modelo receptivo quanto no ativo e conta com opções de resposta pré-definidas para que o usuário escolha a mais adequada a cada caso.
Ao final do processo, as informações coletadas podem ser utilizadas pela empresa para a tomada de decisões estratégicas e para a melhoria de seus serviços.
Atualmente, muitas das URAs disponíveis no mercado já contam com recursos de inteligência artificial para melhorar a experiência dos clientes e assegurar altos níveis de eficiência em todos os processos.
Assim, além de representar a primeira etapa do contato entre a empresa e seus públicos e promover o encaminhamento automático das chamadas, uma URA inteligente conta com uma série de funcionalidades. Abaixo, vamos destacar algumas das principais:
Agora que você já conhece o que é uma URA e as funcionalidades desta tecnologia, vamos compartilhar as principais vantagens de investir em uma unidade de resposta audível!
Com a implementação de uma URA inteligente, diversas demandas podem ser solucionadas sem a necessidade de encaminhamento para os operadores.
Dessa forma, os questionamentos mais simples podem ser respondidos com agilidade e as equipes do call center podem se dedicar a um atendimento cada vez mais qualificado e eficaz.
A possibilidade de investir em inovação reduzindo os custos operacionais é outro grande benefício de investir nas unidades de resposta audível.
Afinal, a implementação da tecnologia elimina a necessidade de contar com uma infraestrutura complexa de equipamentos e possibilita a manutenção de equipes mais enxutas e integradas, sem prejudicar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
Outra vantagem das URAs que merece destaque especial é a possibilidade de integrá-las a outras ferramentas utilizadas pela empresa, como e-mail e PABX.
Assim, é possível centralizar em um único sistema as informações mais relevantes sobre toda a jornada de atendimento de cada cliente para criar um banco de dados robusto e que contribua com a tomada de decisões estratégicas e eficazes.
Para os usuários, ter suas dúvidas e solicitações respondidas a qualquer momento é uma comodidade que faz toda a diferença, gerando uma relação de confiança com a empresa e aumentando o índice de satisfação do público. E com o uso de uma URA, esse objetivo pode ser conquistado com sucesso!
Ao desabilitar a função de direcionamento dos contatos para os operadores e manter ativa a opção de suporte básico, sua empresa pode reduzir significativamente o volume de chamadas sem prejudicar a qualidade do atendimento.
Por fim, a possibilidade de personalização dos recursos da URA faz com que essa tecnologia consiga abranger as necessidades dos mais diversos perfis de empresas.
Ao assegurar um atendimento mais humanizado, que reflita o perfil de comunicação adotado pela companhia para falar com seus públicos, é possível despertar um sentimento de proximidade e identificação que aumenta ainda mais a qualidade da interação.
E depois de falarmos tanto sobre a importância da URA para assegurar um atendimento ao cliente cada vez mais eficiente, chegou a hora de colocar o conceito em prática! Conheça a solução da Elev Tecnologia e saiba como podemos levar mais inovação para o seu call center.