Com o desenvolvimento cada vez mais ágil das ferramentas tecnológicas, a criação de novos recursos e meios mais interativos, a forma como nos comunicamos e como consumimos diferentes tipos de conteúdo, notícias e entretenimento, também tem passado por mudanças bastante significativas.
Pensando nisso, preparamos este artigo especial para nos aprofundarmos um pouco mais no assunto. Ao longo dos próximos parágrafos, vamos passar pela relação entre a transformação digital com os meios de comunicação, além de lançar um olhar para o futuro e avaliar quais serão as principais tendências do setor. Continue a leitura para saber mais!
Mais do que uma tendência pontual, a transformação digital é um processo de longo prazo que, durante os últimos anos, vem promovendo uma série de mudanças em nosso dia a dia: seja em casa ou no ambiente de trabalho.
A prova disso, é a maneira como a tecnologia foi, aos poucos, deixando de ser apenas um recurso para facilitar determinadas atividades e passou a exercer um papel essencial na jornada de modernização das organizações dos mais diferentes segmentos de mercado.
Hoje em dia, podemos afirmar que o investimento em inovação já faz parte da estratégia corporativa de qualquer empresa que deseja ampliar o seu alcance de mercado, formar equipes de alta performance, otimizar o seu desempenho e, principalmente, melhorar o relacionamento com seus diferentes públicos ao oferecer produtos de qualidade e excelência.
Lado a lado com a praticidade e a otimização das tarefas, quando falamos em comunicação, a transformação digital também promove outros aspectos bastante relevantes, como a geração e o compartilhamento de um alto volume de informações, e o acesso facilitado a um banco de dados muito diversificado e praticamente ilimitado.
Mas se por um lado essa dinâmica permite que os usuários tenham à disposição uma grande diversidade de conteúdos e inúmeras possibilidades de aprimorar seus conhecimentos, por outro, esse mesmo sistema pode acabar gerando aspectos negativos, como um aumento da distração e uma queda no índice de retenção de informações.
Frente a esse cenário, o desafio da vez é descobrir como conquistar a atenção do seu público e garantir que a sua comunicação ganhe destaque frente a tantas outras mensagens disponíveis e atualizadas a todo o momento.
Para solucionar essa questão, o primeiro passo é prestar atenção às mudanças frequentes do mercado e às novas demandas dos clientes para atendê-las com prontidão, adaptando sua estratégia de marketing e vendas, e investindo nas tecnologias mais atuais.
Não há dúvidas de que o futuro será tecnológico e cada vez mais interativo! E para reforçar essa afirmação, vamos encerrar este conteúdo listando algumas das principais inovações que já estão sendo testadas, aprimoradas e utilizadas por diversas companhias ao redor do mundo para otimizar a sua comunicação.
Confira para saber mais e descubra como elas podem ser implementadas na prática!
Independentemente dos objetivos de negócio estabelecidos pela empresa, tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada merecem um destaque especial por proporcionar aos usuários experiências altamente imersivas e inovadoras.
Por meio desses recursos, é possível levar os clientes para um passeio virtual pelas instalações da companhia ou por cenários interativos como parte de ações de gamificação, além de apresentar os produtos em uma escala aumentada e com riqueza de detalhes, gerando uma sensação de proximidade e confiança com a marca.
Quando o tema em pauta é inovação na comunicação, a inteligência artificial pode ser incorporada com sucesso a uma série de soluções tecnológicas, como:
Assim como a inteligência artificial tem a função de coletar e organizar os dados dos usuários, as ferramentas de BI ganham relevância ao ajudar a empresa a realizar um acompanhamento detalhado e em tempo real da jornada de cada cliente ao longo das diferentes etapas do funil de vendas.
A partir dessa avaliação, as empresas podem compreender melhor o comportamento de compra de cada usuário e estabelecer estratégias para aumentar as vendas e garantir a fidelização de seus públicos a partir da oferta de soluções e produtos cada vez mais personalizados.
É importante destacar, por fim, que os recursos que apresentamos neste tópico evoluem constantemente e não só podem como devem ser utilizados de maneira integrada pelas organizações.
Afinal, quando implementadas de forma adequada, todas essas ferramentas têm o potencial de assegurar excelentes resultados, promovendo experiências realmente customizadas e com altos níveis de interatividade e imersão.
Agora que você já está bem informado sobre os impactos da transformação digital na comunicação e conheceu algumas das ferramentas que certamente vão fazer a diferença no futuro, queremos fazer um convite especial: continue aqui no blog da Elev Tecnologia e aproveite para conferir outros conteúdos relevantes sobre tecnologia e inovação!