A modernização da telecomunicação chegou! A telefonia em nuvem, um sistema que faz uso da internet para poder processar telefonemas é a nova funcionalidade disponível para uso no mercado.
Este sistema também pode ser chamado de VoIP, que em tradução direta, significa “Voz sobre IP” e é este assunto que vamos abordar a fundo neste artigo. Vamos lá?
A criação do VoIP ocorreu em 1995, feita pela empresa Vocal Tec. A tecnologia, na época, seria usada para que um único funcionário pudesse se comunicar com outro através de aparelhos móveis com acesso à internet. Porém, a rede disponível na época era de baixíssima qualidade e velocidade, não conseguindo dar suporte às chamadas que tentavam realizar. Por conta disso, o projeto foi pausado.
Nos anos seguintes, em 1998, com a melhora da internet, o plano foi colocado em prática novamente e tendo um melhor suporte, a ideia alavancou. De 1998 a 2003, foi identificada uma crescente de 25% das empresas que começaram a utilizar o serviço.
Em alguns segmentos, a telefonia em nuvem já tem sido usada com bastante frequência, isso se dá em virtude da maneira fácil de funcionamento do sistema.
Esse tipo de telefonia tem uma central telefônica que fica alocada em um servidor na internet, e que depende de alguns softwares para ser usado. Ao falar, a voz do locutor é convertida em um sinal digital, que é repassado a um receptor através da conexão via web.
Um outro método de uso da telefonia via nuvem é o uso do PABX em nuvem. Apesar de ser bem parecido com o sistema VoIP, todos os sistemas e centrais dele já ficam alocados diretamente em uma nuvem e, para o uso, há somente a necessidade de conexão com a internet.
O sistema PABX em nuvem traz com ele diversas vantagens para a empresa, seu dia a dia e de seus colaboradores. Alguns exemplos são: Mais qualidade de voz, flexibilidade e mobilidade, fácil configuração e integração. Veja detalhadamente cada um destes benefícios:
Disponibilidade: O PABX estará sempre disponível e em operação; por estar em nuvem, não se tem mais problemas com queda de energia, rompimento de cabos na rua, equipamentos queimados, entre outros.
Escalabilidade: O seu negócio pode crescer e diminuir sob demanda. Sem a necessidade de acrescentar placas de ramais ou de troncos, sem a necessidade de comprar mais telefones, entre outros custos que qualquer ampliação de um sistema convencional exige.
Performance: A qualidade de chamadas, ampliações, atendimento a clientes, recursos, tudo isso exige processamento, internet, memória. Quando se trata de uma solução on-premises (local), perde-se tempo trocando e ampliando esses hardwares. Já em nuvem, esse problema não existe.
Mobilidade: Essa é uma das grandes vantagens da solução em nuvem: Estando em nuvem, os usuários podem usar seus ramais em qualquer lugar a qualquer momento, basta um acesso à internet. Ou seja, em casos de perda de energia, o usuário com o ramal instalado em seu celular com 3G ou 4G continua trabalhando de forma transparente.
Redução de Custos: Com a solução em nuvem, não há a necessidade de equipamentos como servidores, centrais telefônicas, placas de ramais, placas de linhas, quadro de distribuição (aquela bagunça de fios), ou seja, por um custo mensal baixo, a empresa tem tudo isso e de forma virtual, que “não quebra”, não tem que comprar de novo, não tem que arrumar. Manutenção mais simples 100% remota, não requer deslocamentos, técnicos no local.
Usabilidade: Plataformas de telefonia em nuvem possuem acessos via WEB, de forma amigável, linguagem muitas vezes simples. Ou seja, qualquer pessoa pode acessar e utilizar. Nas centrais convencionais, não se escutam casos em que o empresário acessou para coletar algo, ou que a moça do financeiro tenha acessado para retirar um relatório. Nas convencionais, isso sempre é feito por um especialista – muitas vezes, um profissional caro.
Espaço Físico: O metro quadrado, em muitas regiões do mundo, é caríssimo e todos sabemos que em toda empresa tem o cantinho do PABX. Outra vantagem da telefonia em nuvem é a redução de custos com espaço físico, além da possibilidade de utilizar aquele espaço para outras finalidades.
Regionalidade: A solução em nuvem facilita muito a vida de empresas que possuem Matriz e filiais, ou franquias, ou inúmeros sites. Neste caso, um único sistema atende a toda a demanda. Ou seja, a Matriz pode ser nos EUA, as filiais no Brasil, México, Peru, não importa: a solução será uma só. Em resumo, se antes as empresas precisavam de inúmeros sistemas de PABX convencional, agora com um único em nuvem todo o problema está resolvido. Falando em regionalidade, outra vantagem é que as empresas podem ter números telefônicos de qualquer região do mundo, mesmo não estando nessas regiões.
Agilidade: Toda e qualquer alteração é mais simples, pois todo o sistema está sempre disponível e acessível. Logo, como não requer intervenção física, é também mais rápido.
Dinamismo: O mundo anda em uma velocidade jamais vista. Empresas nascem e morrem a cada dia, a tecnologia avança, pessoas entram e saem de empresas, os clientes contratam, migram, mudam. Tudo isso requer soluções ágeis e mutáveis, com excelente relação custo-benefício. Uma solução de comunicação em nuvem dá isso à empresa, que pode decidir se muda de prédio, de cidade, de país, não importa. Para onde for a sua decisão, a solução em nuvem estará sempre lá, disponível para você.
Essas são as maiores vantagens para uso do PABX online e que você pode aplicar na sua empresa. E, pensando nisso e na possibilidade de facilitar a sua interação com seus clientes, a Elev decidiu criar a NXT3000, um software nacional e desenvolvido especialmente para o uso da telefonia em nuvem, podendo ser usada para comunicação interna e externa da sua empresa.
Para mais informações referentes à nossa plataforma, entre em contato conosco! Um de nossos especialistas te explicará mais sobre o NXT3000!