Empresas que lidam com dados de clientes diariamente sabem da importância de proteger e preservar essas informações para manter o sucesso e credibilidade no mercado. No ambiente de Call Center não é diferente. Com os conteúdos de clientes armazenados em sistemas e revelados por meio de ligações, a segurança da informação é essencial.
Mesmo que essa prática já seja de conhecimento das companhias, o vazamento de dados ainda é um dos principais problemas nas centrais de atendimento e, portanto, vale reforçar o que fazer para protegê-los.
Você pode perceber que o vazamento de dados em um Call Center pode ser responsável por problemas sérios. Por conta disso, prevenir-se é a palavra-chave para que tudo funcione de forma segura dentro da organização. Conheça quais práticas adotar!
1. Faça backups frequentemente
O primeiro passo é investir nos backups de dados. Uma falha no sistema, uma invasão ou qualquer risco externo pode fazer com que todas as informações sejam perdidas, porém, com um backup, isso não será um grande problema.
Sendo assim, você deve programar o seu sistema para gerar backups diários automaticamente e armazená-los em servidores, para que não haja risco de perda. É importante investir na automação para que nenhum colaborador tenha que dedicar tempo a essa atividade e atrasar suas demandas.
2. Invista em equipamentos de qualidade
Adotar as medidas citadas acima é essencial, mas investir em bons equipamentos também é importante para proteger os dados dos clientes. Sua empresa pode contar com vários mecanismos de segurança e por conta de vírus amadores, queima de máquinas causadas por falhas elétricas, dentre tantas outras eventualidades, perder as informações.
3. Adote normas de confidencialidade
A próxima atitude é cuidar da confidencialidade dos dados. Isso quer dizer que a empresa deve adotar práticas e técnicas que evitem que os próprios colaboradores consigam levar dados dos clientes para fora da organização.
Dentre as ações possíveis, há proibir o uso de dispositivos móveis no trabalho, bloquear a função de cópia de arquivos nos computadores, realizar contratos de política de confidencialidade, dentre outras medidas.
4. Conte com o auxílio de um equipamento de gestão
Como o dia a dia em um Call Center é bastante operacional e o número de colaboradores, ligações e dados é grande, um equipamento de gestão é um ótimo aliado para a segurança da informação.
Nesse sentido, podemos destacar nossa plataforma de voz que, além de fazer o controle de ligações, proporciona confidencialidade por meio de gravação de chamadas, monitoramento em tempo real, armazenamento dos dados de clientes e muitas outras funcionalidades.
Agora que você já conhece as atitudes que deve ter para proteger os dados dos clientes no ramo de Call Center, está na hora de colocá-las em prática e investir na segurança de informação da sua empresa.
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