melhor atendimento telefônico

24 nov 2022

Confira nossas dicas para garantir o melhor atendimento telefônico para seus clientes!

Investir na qualidade do atendimento telefônico da sua empresa é essencial para melhorar ainda mais o relacionamento com seus clientes.

Pensando nisso, vamos compartilhar neste conteúdo, algumas dicas que vão ajudar a preparar suas equipes para colocar esse plano em prática com sucesso. Confira para saber mais!

Saiba como realizar um pré-atendimento com qualidade

Antes de dar início aos atendimentos telefônicos, existem algumas etapas que sua empresa deve seguir para assegurar que essa atividade seja realizada com excelência. A seguir, vamos listar algumas delas!

Tenha certeza de que seus colaboradores realmente conhecem a sua empresa

Os times de atendimento são a ponte de contato entre os clientes e a sua empresa. Logo, é muito importante garantir que eles estejam bem-informados sobre seus produtos ou serviços, e que também consigam transmitir os valores organizacionais por meio da interação com os diferentes públicos.

Invista em treinamentos constantes para suas equipes de atendimento

Os treinamentos são uma boa forma de conquistar os objetivos que apontamos no tópico acima, além de preparar os colaboradores para prestar um atendimento cada vez mais eficiente e qualificado, solucionando as principais dúvidas e demandas dos clientes. 

Monitore as ligações perdidas e retorne o mais rápido possível

As ligações perdidas podem significar também a perda de boas oportunidades de negócio. Para driblar esse desafio, o ideal é contar com um sistema que ajude a monitorar as chamadas recebidas e adotar o hábito de retorná-las com agilidade para assegurar que o atendimento aconteça de maneira eficaz.

Aprenda a oferecer um atendimento de excelência

Agora que já falamos sobre as iniciativas que a sua organização deve adotar na fase de pré-atendimento, vamos compartilhar dicas valiosas para que sua empresa possa assegurar um atendimento de excelência!

Saiba quem é o seu cliente e escute suas solicitações com atenção

Conhecer o perfil dos seus clientes e ouvir o que eles têm a dizer são as melhores estratégias para compreender quais são as reais necessidades desse público e, assim, oferecer as soluções mais indicadas a cada caso.

Exercite a empatia em cada atendimento

Estabelecer uma comunicação empática faz com que seus clientes sintam que são compreendidos e valorizados pela companhia. Como resultado, será possível construir uma relação de proximidade e confiança que pode levar à tão sonhada fidelização.

Utilize a linguagem e o tom de voz adequados para seu público

Em um atendimento telefônico, a linguagem e o tom da voz utilizados fazem toda a diferença para que a comunicação possa acontecer de forma realmente fluida. Para isso, é interessante que os atendentes consigam transmitir tranquilidade e segurança, mas sem deixar de lado características importantes como objetividade e clareza.

Mantenha seu cliente bem-informado sobre cada etapa do atendimento

Outra forma de estabelecer uma conexão genuína com seus públicos, mesmo via telefone, é fornecer explicações sobre as diferentes etapas do atendimento. Dessa forma, os clientes podem acompanhar a resolução de suas solicitações mais detalhadamente, gerando uma experiência mais satisfatória.

Não deixe seu cliente aguardando na linha por muito tempo

Assegurar um atendimento ágil e eficiente é muito importante para garantir a satisfação do público. Nesse caso, a dica é investir em estratégias que ajudem a reduzir o tempo de espera das ligações, seja garantindo que as chamadas sejam atendidas rapidamente, seja garantindo que o esclarecimento das dúvidas seja realizado com prontidão e eficácia. 

Avise quando a solicitação for finalizada

Tendo em mente que o seu cliente entrou em contato com a empresa para solucionar alguma questão específica sobre um produto ou serviço, comunicar que a solicitação foi atendida com sucesso é essencial para conquistar a confiança desse consumidor, fortalecendo ainda mais o relacionamento com a sua marca.

Faça pesquisas de satisfação ao final dos atendimentos

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta muito importante para que sua empresa possa conhecer a opinião do público e, assim, descobrir tanto as potencialidades do seu negócio quanto os aspectos que ainda exigem melhorias. Por isso, não se esqueça de pedir para que os clientes avaliem a qualidade do atendimento ao final de cada ligação.

E se você gostou de conhecer as nossas dicas para otimizar o seu atendimento telefônico, aproveite para conferir também outros conteúdos do blog da Elev Tecnologia que vão levar mais tecnologia e inovação para seus negócios!